Ciúmes - parte II

Depois do que escrevi ali mais abaixo sobre ciúmes levei com um coro de protestos (cerca de três pessoas… O que, tecnicamente, já é um coro.), pois defendiam que não é obrigatório sentir ciúmes para amar alguém. Ok. Têm razão. Se eles/elas pensam assim, tudo bem. Cada um sabe de si. O que eu escrevi no post foi só a minha opinião pessoal. Não sou extremista e aceito outros pontos de vista sobre a matéria, quando justificados correctamente.

Agora, que mantenho a minha opinião, mantenho. Acho mesmo que o ciúme é um dos elementos necessários a uma relação. Não falo, obviamente, de ciúmes doentios, patológicos. Isso é um caso extremo que, por norma, acaba em desgraça e nas páginas do Correio da Manhã. Falo de ciúmes “naturais” (se é que lhe podemos atribuir essa classificação. O que é isso de “natural”?), aqueles que devem estar sempre presentes. Eu entendo que a presença de ciúmes numa relação revela que, na sua forma mais básica, existem sentimentos pela pessoa que temos ao nosso lado. Sempre que oiço alguém a afirmar, quase como se se estivesse a gabar do feito, de que não sente ciúmes da pessoa que tem ao lado, ocorrem-me logo duas possibilidades: a primeira é de que mente com quantos dentes tem na boca, a segunda é de que, pura e simplesmente, não sente nada pelo companheiro(a) e anda ali “enconado(a)” (leia-se, conformado. “Enconado” é uma bonita expressão, pouco utilizada, mas da qual sou fervoroso adepto. Mais até do que da Selecção).

Eu, honestamente, vejo isto como uma coisa bem simples e fácil de perceber. Não é novidade nenhuma. Sei que existe pelo menos mais uma pessoa (!) que pensa assim como eu. Mas pelas reacções que tive (e que vou ter agora depois deste post) parece-me que não vêem as coisas desta forma, tão literal.

Comentários

Crente disse…
Percebo e concordo. Há malta que confunde ciúmes com confiança e possessão. Eu confio no meu comandante. Eu não me creio dona do meu comandante. Mas daí até dizer que não sinto nada se ele for tomar café com uma amiga... Vá, lá por ser crente e optimista não quer dizer que seja oca e sem coração.
Vai daí "The Coiso" estou contigo! Nos ciúmes e no "enconanço" (que pensava eu ser palavra impopular!)
Bjs
Crente
The Coiso disse…
Ena! Já somos três! :)

Mensagens populares